APEPCCA com a Ministra da Educação

Posted: 2011/01/29 in Actividade

APEPCCA com a Srª Ministra da Educação

Hoje pela primeira vez, ou seja, finalmente, a Sra Ministra da Educação acedeu a reunir com a Direcção da APEPCCA. Durante uma curta reunião de cerca de 15 minutos (realizada em Braga na escola Sá de Miranda no contexto da inauguração da requalificação desta escola) os dirigentes da APEPCCA contextualizaram e definiram os propósitos e desígnios desta associação e enumeraram sumariamente o conjunto de diligências desenvolvidas na defesa dos professores das Escolas com Contrato de Associação.

A APEPCCA defendeu a singularidade do seu património humano, sublinhou as provas dadas dos professores que são reconhecidas pela sociedade e pelo próprio Ministério da Educação, referiu os excelentes níveis de desempenho destes profissionais, da sua notável capacidade de inovação e iniciativa, por serem docentes que ao longo dos anos assumiram e assumem os desafios propostos pelo Ministério, avançam para o terreno, têm êxito e trabalham em sintonia com as comunidades que servem, sendo efectivos catalisadores para o desenvolvimento destas mesmas comunidades, que em muitos dos casos, se localizam em zonas desfavorecidas e carenciadas.

Nesta conversa, a APEPCCA enumerou algumas das consequências que a recente legislação esta a desencadear junto dos professores destas escolas, nomeadamente, reduções significativas no seu vencimento, salários em atraso e desemprego, infelizmente, com algumas situações já concretizadas e outras em vias de se concretizarem num futuro muito próximo.

A APEPCCA, fundamentou e argumentou, sumariamente , que todo este processo pode ter solução, desde que o Ministério tenha bom senso e tenha em consideração, que estas escolas não têm todas as mesmas necessidades, são diferentes, necessitam de níveis financiamento diferenciado, uma vez que o corpo docente não tem em todas as escolas as mesmas característica (tempo médio de serviço), como acontece também nas escolas do estado. Assim, propor um valor médio de financiamento igual para todas as Escolas com Contrato de Associação, foi e é, no entender da APEPCCA, um erro, um princípio errado e ilógico, que necessita, urgentemente, de ser revisto, (re)equacionado.

Além deste ponto, outros foram brevemente abordados, percurso escolar, penalização de turmas com número reduzido de alunos, etc.

Finalmente a APEPCCA entregou a Srª Ministra um breve memorando reivindicativo onde então enunciados problemas e respectivas propostas de solução, a serem analisadas e discutidas, num futuro muito próximo. A Srª Ministra, comprometeu-se a levar o documento e a fazer as diligências necessárias para que, apesar dos muitos pedidos já realizados e formalizados, a APEPCCA seja rapidamente recebida e ouvida no Ministério da Educação.

A APEPCCA fica aguardar, que a Srª Ministra, ao promover este e outros encontros, demonstre e possa ser efectivamente, a partir de hoje, um elemento chave para ajudar a encontrar verdadeiras, coerentes e ponderadas soluções, para que Professores das Escolas com Contrato de Associação, possam desenvolver o seu trabalho com normalidade, sem por em causa a sua dignidade e o seu futuro.

A APEPCCA fica aguardar a resposta prometida!


Comentários
  1. Leonor Regueiras diz:

    Este passo pode ser da maior importância para o diálogo com o Ministério da Educação. Finalmente a Ministra OUVE e compromete-se a pensar no assunto.
    Desejo simplesmente que estas manifestações de boa vontade sejam o princípio da resolução dos problemas das nossas escolas e que possamos todos, pais, alunos professores e outros funcionários, voltar serenamente ao nosso trabalho para fazermos aquilo que sabemos fazer bem – EDUCAR.

    Obrigada APEPCCA

  2. Luis Santos diz:

    ESPEREMOS QUE MINISTRA ALÇADA PARE PARA PENSAR.
    A IDEOLOGIA NÃO PODE ESTAR À FRENTE DA EDUCAÇÃO DE PORTUGAL..

  3. M.J. diz:

    A maior piada do mês – Sócrates na inauguração das novas instalações do Sá de Miranda – “A Educação é o grande projecto nacional”.
    Maior piada ainda – há quem acredite!

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