Estado gasta 10 milhões de € numa escola que fica ao lado de uma escola com contrato de associação

Posted: 2011/02/05 in Notícias

Na vizinhança de um dos colégios financiados pelo Estado para garantir ensino gratuito vão ser investidos, segundo a Parque Escolar, 10 milhões de euros para transformar uma escola pública de modo a que possa acolher turmas do ensino secundário, um ciclo que hoje a escola não tem.

O Externato Bartolomeu Dias, que se situa na fronteira entre os concelhos de Loures e de Vila Franca de Xira, está a pouco mais de dois quilómetros de distância daquela escola, a EB2,3 D. Martinho Vaz Castelo Branco.

O colégio tem um contrato de associação para garantir ensino gratuito aos alunos do ensino secundário. Tem nove turmas a funcionar do 10.º, 11.º e 12.º ano e, garante o seu director, Pedro Gomes Freire, os seus resultados são os melhores dos concelhos de Loures e Vila Franca de Xira.

No estudo encomendado pelo Governo sobre a reorganização da rede de colégios com contratos de associação esta é apontada como uma das escolas em que este vínculo deve ser extinto. A partir do próximo ano lectivo, uma turma com contrato de associação vai custar ao Estado 80 mil euros.

Olhando para o investimento que vai ser feito na escola ao lado para que esta garanta a oferta que o Bartolomeu Dias assegura, Gomes Freire diz que a extinção do contrato de associação só pode ter sido proposta “com base num erro de pressupostos”. “Se não for assim, estamos num país de loucos”, desabafa.

ler mais… in público 04.Fev’11

Notícia Correio da Manhã – 04.Fev’11

O Ministério da Educação (ME) quer terminar o contrato de associação para o ensino secundário com o Externato Bartolomeu Dias, em Santa Iria de Azóia (Loures), alegando que já há oferta pública na zona. Mas vai ampliar uma escola básica a dois quilómetros do externato, que passará a ter também ensino secundário.

ler notícia completa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s