APEPCCA associa-se ao Encontro Nacional de Famílias

Posted: 2011/02/16 in Actividade

A APEPCCA mostra-se bastante reticente relativamente ao acordo recentemente assinado entre a AEEP e o ME. A nossa preocupação prende-se com a manutenção dos postos de trabalho dos professores e a suspeita de que este acordo poderá ser optimizado à custa da dignidade e da perda de direitos dos professores, tendo ainda consequências nos Projectos Educativos das escolas, por todos (pais, alunos, professores, funcionários, …) reconhecidos como fundamentais no desenvolvimento das comunidades onde estas escolas se inserem.

A APEPCCA, desde a primeira hora, manifestou de forma clara que cada escola tem características muito particulares, nomeadamente, as necessidades de financiamento que devem ter em conta as características do seu corpo docente (tempo médio de serviço). Assim, considerar, aceitar e impor um valor médio, no nosso entender, é ignorar a realidade, é por em causa e garrotear todo projecto educativo construído ao longo de muitos anos.

A APEPCCA tem agendada para o próximo dia 23 na Comissão de Educação e Ciência a sua Petição Pública que visa alterar a legislação recentemente criada e que tem causado grande instabilidade no seio da comunidade docente das escolas com contrato de associação.

É do conhecimento público que várias escolas com contrato de associação se demarcaram deste acordo. Também o Movimento SOS Educação mantém algumas iniciativas para alterar a actual situação, com a quais somos solidários e nos revemos. Por exemplo a recente Petição Pública, SOS – Movimento Educação, que se encontra on line, que visa clarificar situações para as quais ainda não foi possível obter uma resposta clara e objectiva.

Neste contexto, este Movimento irá promover um encontro nacional de famílias, em Aveiro, no próximo sábado, dia 19 de Fevereiro. A APEPCCA, tendo em conta o conjunto de preocupações acima expostas, segue com atenção estas iniciativas e sugere aos seus associados e professores das escolas com contrato de associação que se associem a este evento.

A Direcção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s