Ex-director da DREC em entrevista

Posted: 2011/02/20 in Notícias

“O estudo de reorganização da rede do ensino particular foi encomendado”

Em entrevista ao diário “As Beiras” o Dr. José Afonso – director da DREC entre 1995 e 1999 –  fala do estudo da rede elaborado pela Universidade de Coimbra e das escolas com contrato de associação.

Dr. José Afonso - Director DREC (1995-1999). Foto Luis Carregã in Diário As Beiras

Excertos da entrevista – Ler mais…
“No ensino público, a falta de autonomia impede a responsabilização das escolas, o que gera uma certa inimputabilidade.  Um exemplo claro: numa escola pública, se chumbarem 30 ou 40 por cento dos alunos, não há problema; mas se tal acontecesse numa escola privada, isso teria consequências imediatas. Existe um acompanhamento de proximidade que procura as soluções adequadas. O poder e capacidade de decisão estão no interior da escola. A tendência mundial, neste momento, vai no sentido da descentralização da educação e isso é mais fácil nas escolas privadas.”
(sobre o estudo da rede escolar recentemente publicado)  “Foi claramente um estudo encomendado com determinado objetivo, para justificar medidas que já tinham sido decididas. É um estudo que não honra nem a Universidade de Coimbra nem o Ministério da Educação. Neste estudo, por exemplo, a palavra qualidade é desconhecida, os compromissos do ministério e do Estado são desconhecidos ou, até mesmo, ignorados. Há toda uma série de questões que não são abordadas.”

in diário As Beiras – 20.Fev’11

Comentários
  1. ana perry diz:

    Parece-me ser um artigo importante, pois pelo menos é de um ex. director regional, e como tal sabe daquilo que fala. Talvez mandar isto para os deputados. Pena que tenha saído só no Jornal das Beiras, com reduzida tiragem. No entanto, pode ser ampliada, nomeadamente para os partidos políticos. Não acham, colegas?
    E ainda, talvez, por que não sublinhar a amarele, cor da fome, os aspectos mais importantes, já que é um pouco longo e o tempo é escasso para quem manda?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s