Plenários Movimento SOS Educação

Posted: 2011/05/18 in Actividade

Nos dias 13, 14 e 15 de Maio o Movimento SOS Educação organizou plenários para que os partidos políticos pudessem explicar às comunidades qual a sua postura relativamente às escolas com contrato de associação.

O 1º plenário realizou-se no Instituto Nun’Alvres, no dia 13 de Maio, em Santo Tirso. Todos os partidos foram chamados a participar mas apenas respondeu positivamente  e institucionalmente o PSD com o Deputado Emídio Guerreiro e o CDS com a presença do Deputado e cabeça de lista pelo distrito de Braga, Deputado Telmo Correia. O Partido Socialista fez-se representar pela técnica de educação Dra. Margarida Moreira que foi Directora Regional do Norte até novembro de 2009.

Drª M. Moreira, Dep. Telmo Correia e Dep. Emídio Guerreiro

Com uma plateia de cerca de 3 centenas de pessoas  (pais, encarregados de educação e professores) cada interveniente da mesa apresentou o posicionamento do seu partido face às escolas com contrato de associação.

O moderador Pedro Cruz (jornalista da SIC) foi conduzindo os trabalhos. Nalguns momentos a participação da plateia foi mais “acalorada” quando a Drª Margarida Moreira usava da palavra mas, no compto geral, foi um debate muito esclarecedor para perceber o posicionamento dos diferentes partidos relativamente às escolas com contrato de associação.

2º Plenário realizou-se no CAIC – Cernache (Coimbra), no dia 14 de Maio, pelas 16.00.

Podemos afirmar que o Movimento SOS Educação fez muito melhor que os partidos políticos, ou melhor, conseguiu aquilo que os partidos políticos já não conseguem fazer! Conseguiu juntar mais de 600 pessoas no pavilhão do CAIC e nem sequer houve almoço, lanche ou jantar. Os pais e encarregados de educação das escolas com contrato de associação quiseram saber que partido político defende melhor os interesses e os projectos educativos para os seus filhos e educandos. De salientar, que  neste encontro apenas o PSD e CDS se fizeram representar. Os outros partidos políticos PS, BE e CDU não quiseram estar presentes nesta “sessão de esclarecimento” apesar do convite feito pelo SOS Educação.

O 3º e último plenário que se realizou no domingo, dia 15 de maio, pelas 16.00, na escola de Penafirme, estiveram presentes mais de 500 Pais e Encarregados de Educação. Os partidos políticos fizeram-se representar pelos seguintes deputados: Pedro Mota Soares pelo CDS,  Rita Rato pela CDU e Emídio Guerreiro pelo PSD. Mais uma vez, o BE e o PS não responderam ao convite enviado pelo SOS Educação.

Com esta iniciativa o SOS Educação pretendeu ouvir, de cada partido, o que irá ser feito, a partir do próximo dia 05 de Junho, para as escolas públicas com contrato de associação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s