Reunião entre APEPCCA e Ministério da Educação e Ciência (MEC) – Informação e Considerações Gerais

Posted: 2011/08/05 in Notícias

Caros Associados e Colegas

 Consideramos compreensível e legitimo que neste momento de incerteza e de grande preocupação em relação ao futuro, muitos de nós, desejávamos ter respostas rápidas, concludentes que nos devolvessem a esperança.

 No entanto, queremos sublinhar que a reunião da APEPCCA com o MEC, decorrida no passado dia 3, como previsto, apresentamos e fundamentamos todos os pontos enunciados e divulgados na nossa comunicação anterior. Sem qualquer tipo de excepção todos eles foram referidos e apresentados. Referiram-se e apontaram-se consequências, se nada for feito, para o futuro das escolas com contrato de associação, em particular, para os professores e funcionários destas escolas.

 Manifestamos de forma clara que no futuro, pretendemos e estamos disponíveis para dar o nosso contributo para encontrar soluções que viabilizem os projectos educativos das nossas escolas, assim como, implementar processos que tenham em conta a preservação dos postos de trabalho.

 O Ministério não tem nem apresentou, neste momento, respostas. Considerou que os assuntos apresentados e pontos abordados pela APEPCCA são muito pertinentes e vão merecer um acompanhamento no sentido de serem encontradas soluções justas que viabilizem e normalizem o funcionamento das escolas com contrato de associação, procurando implementar equidade e transparência no modelo, assim como, estudar processos para que os professores destas escolas possam ser devidamente reconhecidos e a descriminação, a que têm sido sujeitos, venha a ser reconsiderada e esbatida.

Estamos a trabalhar para produzir e recolher mais informação para melhor fundamentar as situações por nós abordadas. Em suma, todo este processo ainda estão em aberto, está a merecer reflexão e estudo por parte do MEC.

 Logo que possível, e na presença de dados mais concretos, produziremos informações mais objectivas e concludentes.

 Uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que tem manifestado a sua preocupação e nos tem feito chegar informações e sugestões que têm merecido da nossa parte a melhor atenção e consideração.

 Pena que não sejam mais!

Uma verdadeira solução passará por um envolvimento forte e participativo de todos, facto que ainda está por construir!!

 Faremos o nosso melhor, dentro das possibilidades reais, para conseguir que os professores destas escolas passam olhar para horizonte com mais esperança.

 Referir, ainda, que durante o dia 3 foi ainda possível reunir com alguns deputados. Estes demonstraram vontade e compromisso em colaborar neste processo, mas como todos sabem, o parlamento entrou hoje de férias, reiniciando os trabalhos no próximo dia 22. Só nesta data poderemos aprofundar o nosso trabalho.

 Consideramos que este será também o prazo justo e razoável, para que o MEC, comece a concretizar algumas acções no sentido de dar estabilidade e sustentabilidade aos projectos educativos das nossas escolas.

 Vamos continuar atentos e participativos.

 JUNTOS PODEMOS VENCER

APEPCCA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s